Tuesday 8 June 2010

Convocação Geral: Audiência pública sobre Projeto Mina Apolo, em Belo Horizonte

CONVOCAÇÃO GERAL

junho de 2010



AUDIÊNCIA PÚBLICA DA MINA APOLO EM BH

VIDA OU DESTRUIÇÃO


14/06/2010, segunda-feira,

19 horas - Auditório CREA/MG,

Av. Álvares Cabral 1600, Sto. Agostinho,

ao lado da Assembléia Legislativa.



O movimento socioambiental de Minas Gerais vem convocar todas as representações da sociedade civil, cidadãos, trabalhadores, estudantes – homens, mulheres e crianças – a estarem presentes à audiência pública do projeto Mina Apolo, que a empresa Vale S/A pretende instalar na Serra do Gandarela.

A presença de todas e todos se faz necessária devido à extrema importância da Serra do Gandarela, região ambientalmente mais preservada de toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, rica em biodiversidade, paisagens e águas, importantíssima para a manutenção da qualidade das águas das bacias dos rios das Velhas e Piracicaba, servindo à população de Belo Horizonte e de várias outras cidades.


Dois projetos se colocam neste momento: o de uma mineração, ancorada no poder econômico e em uma forma de intervenção destruidora de ambientes naturais e com enorme potencial de desestruturação social; e o do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela, garantidor do equilíbrio natural, da biodiversidade, da preservação das águas, local de lazer, estudos científicos e de uma sustentabilidade por prazo indefinido - não somente por dezessete ou vinte anos, como quer a Vale com seu empreendimento.

Esta é a hora de retomarmos a soberania e a vontade política da sociedade sobre o que queremos e pensamos para a natureza e estabelecermos um marco que ponha limite às atividades predatórias que vêm consumindo boa parte desta região riquíssima em ambientes naturais (mata atlântica, campos rupestres, cachoeiras, horizontes) e culturais-históricos. Neste processo, impõe-se a contestação do sistema político-econômico que não protege o valor natural da nossa terra, que subtrai e exporta suas riquezas, deteriorando e colocando a vida de nossa região e do planeta em risco.


Grandes corporações, como a Vale, só se preocupam com seus lucros. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social foram incorporados ao seu discurso para validar estes propósitos. Infelizmente, temos visto um Estado se esquecer de suas funções públicas e se associar a tais projetos, tornando assim tendenciosa a política ambiental, por desconsiderar outros atributos do nosso chão, como a sua capacidade de guardar e servir-nos de água, de ancorar outra forma de desenvolvimento – duradoura, respeitosa com as paisagens e propícia à qualidade de vida de todos os que aqui vivem e trabalham. Que a vontade dos que se colocam a favor da vida e do futuro seja ouvida e acatada.


Venha e participe. Não deixe para outros aquilo que também lhe compete.

Diga não à destruição, diga sim à água e à vida.


Audiência Pública sobre o Projeto Apolo

Dia: 14/06/10 (segunda-feira) - Horário: 19 horas

Local: Auditório do CREA/MG

Av. Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte

entre o Banco Central e a Praça Carlos Chagas (Assembléia Legislativa MG)



Conheça mais sobre a Serra do Gandarela e a defesa do Parque Nacional

Acesse o site http://www.aguasdogandarela.ning.com

Movimento pelas Serras e Águas de Minas

No comments:

Post a Comment