Thursday 18 June 2009

Vale vai investir US$ 4 bi no setor de siderurgia

A Vale, a sul-coreana Dongkuk e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) assinaram ontem um memorando de entendimento com o governo do Ceará para a instalação de uma usina siderúrgica integrada, cujo projeto prevê investimentos de US$ 4 bilhões na primeira fase. A unidade terá capacidade de produção de até 6 milhões de toneladas anuais de placas de aço para exportação.

Segundo o memorando, a usina será instalada no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, em uma área de aproximadamente 1 mil hectares. Além de produtos siderúrgicos, a usina irá produzir ainda energia elétrica para atender o mercado brasileiro.

Em comunicado distribuído ontem, a Vale reafirmou que sua atuação no setor visa a agregar valor à cadeia produtiva. A mineradora brasileira participa ainda da construção de outras duas unidades siderúrgicas no país: a da Thyssenkrupp CSA, no Rio de Janeiro, e a da Aços Laminados, no Pará.

A primeira terá capacidade para produção anual de 5 milhões de toneladas de placas de aço. O projeto engloba ainda porto, coqueria e térmica. O início das operações está previsto para final 2009 ou início 2010. A segunda unidade será em Marabá, no Pará, e está programada para produzir 2,5 milhões de toneladas de aço.

A Vale detém ainda participação de 50% na relaminadora de placas americana California Steel Industries (CSI), empresa siderúrgica produtora de aços planos com sede na Califórnia, nos Estados Unidos. Os outros 50% pertencem à JFE Steel.

Fonte: Jornal do Commercio - 18/06/2009

No comments:

Post a Comment