Monday 1 June 2009

Corretora Ativa acende luz amarela sobre exportações de minério da Vale

Fonte: Uol/Reuters


RIO DE JANEIRO (Reuters) - A corretora Ativa considerou negativas as últimas informações sobre exportações de minério de ferro do Brasil em maio, segundo dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que apontam uma queda brusca até a última semana do mês passado.
Até o dia 24 de maio, a média diária de exportações estava em torno de 39,8 milhões de dólares, indicando queda de 46 por cento sobre a média diária do mês anterior, informou a Ativa, ressaltando que esse valor envolve outros metais mas o minério representa cerca de 95 por cento das vendas externas."Assim, se a tendência de vendas externas se confirmar até o final de maio, possivelmente veremos uma queda brusca nas exportações de minério de ferro da Vale esse mês, reacendendo dúvidas sobre a recuperação da demanda chinesa", afirmou a corretora em um relatório.
Na avaliação da Ativa, essa queda brusca na compra do minério brasileiro pode fazer parte de uma estratégia da China, maior cliente individual da Vale e único país onde estava sendo verificado aumento de importações, para conseguir melhores preços nas negociações."
Como estratégia de pressão sobre as mineradoras, os chineses teriam interrompido as compras para barganhar um percentual de queda nos preços de minério maior que o negociado até então com seus vizinhos", explicou a Ativa em nota.
Até o momento apenas a Rio Tinto fechou ajuste no preço para os contratos de longo prazo desse ano, com queda de 33 por cento para o minério de ferro e de 44 por cento para pelotas. A China recusou os índices reivindicando reduções maiores, de 50 por cento para o minério de ferro, mesmo desconto que está sendo registrado pelo mercado à vista na China, segundo analistas.
A Ativa disse ainda que existe a hipótese, menos considerada pela corretora, da demanda da China não estar tão aquecida como verificado nos primeiros meses do ano, o que poderia indicar "um colapso das importações de minério de ferro por alguns meses", avaliou.

No comments:

Post a Comment