Friday 19 February 2010

Avaliaçao do sindicato canadense dos trabalhadores da Vale sobre os resultados financeiros da companhia


Resultados do quarto trimestre da Vale diminuem ainda mais a credibilidade do ataque da empresa aos trabalhadores

“Parece que há executivos na Vale dispostos a abrir mão de lucros e incorrer em custos extras para alongar a greve em Sudbury”

TORONTO, 11 de fevereiro de 2010 – Os resultados financeiros do quarto trimestre da Vale SA forneceram ainda mais evidências desacreditando os ataques da empresa brasileira contra os salários e pensões dos trabalhadores canadenses.

Números publicados pala própria Vale mostram que a greve de 7 meses de 3.500 trabalhadores canadenses está custando muito mais do que a empresa poderia ganhar com seu ataque sem precedentes contra a força de trabalho canadense, segundo o United Steelworkers.

Os lucros da Vale no quarto trimestre de 2009 aumentaram em 11%, alcançando $1,5 bilhões de dólares americanos. O lucro anual da empresa foi de $5,3 bilhões de dólares e deste ano em diante, prevê-se ganhos ainda mais altos. A Vale também ganhou $4,1 bilhões de dólares com suas operações em Ontário nos primeiros dois anos após a aquisição da Inco Ltd. – o dobro dos lucros registrados pela Inco na década anterior.

Apesar de ser uma empresa extremamente rica, a Vale continua prolongando a greve no Canadá através de ataques às pensões dos trabalhadores, aos bônus de distribuição de lucros e às reservas de garantia de emprego. Executivos da Vale rejeitam continuamente as ofertas do USW para retomar as negociações sem pré-condições.

Sucessivos relatórios financeiros mostram que a greve provocada pela Vale está custando aos acionistas centenas de milhões em lucros perdidos, além de outras centenas de milhões em despesas extras. Nos últimos dois trimestres de 2009, “as despesas com a ociosidade das operações de níquel no Canadá” chegaram a $445 milhões de dólares, segundo relatórios da empresa. Os lucros cessantes totalizam várias centenas de milhões de dólares a mais.

“Os lucros cessantes adicionados às despesas extras ultrapassam em muito qualquer economia que e Vale poderia esperar das demandas que estão fazendo contra os trabalhadores canadenses,” disse Ken Neumann, Diretor Nacional do United Steelworkers para o Canadá.

“Esta greve está custando trimestralmente à Vale bem mais do que os custos anuais dos planos de pensão e bônus do United Steelworkers,” disse Neumann.

“Os acionistas da Vale devem questionar porque os executivos da empresa se negam a negociar uma solução para a greve,” disse John Fera, Presidente do Local 6500 do USW em

Sudbury.

“O final da greve adicionaria centenas de milhões de dólares aos cofres da Vale a cada trimestre,” disse Fera. “De qualquer ponto de vista – incluindo o dos interesses dos acionistas - não faz sentido que os executivos continuem a prolongar a greve e se recusem a negociar uma resolução com os trabalhadores.

“Entretanto, parece que há executivos na Vale dispostos a abrir mão de lucros e incorrer em custos extras para alongar a greve em Sudbury. Os acionistas deveriam mandar a diretoria de volta à mesa de negociações.”

A alegação da Vale de que precisa cortar salários e pensões dos trabalhadores canadenses fica desacreditada não somente pelos lucros maciços, mas também por grandes reservas de fundos e altos dividendos opcionais pagos aos acionistas, totalizando US $2,75 bilhões pagos em 2009.

Enquanto várias outras empresas cortaram ou suspenderam dividendos, a Vale recompensou regiamente seus acionistas, excedendo em muito os $1,9 bilhões em salários e benefícios que a empresa gastou com mão de obra em 2009.

Além das centenas de milhões que a Vale deixou de ganhar e das despesas extras durante a greve, a Vale também gastou mais de $100 milhões de dólares comprando níquel durante a disputa. O balanço do quarto trimestre de 2009 incluiu $78 milhões gastos com estas compras.

Mais informações em www.FairDealNow.ca.


Contatos: John Fera, President, USW Local 6500, 705-675-3381

Bob Gallagher, USW Communications, 416-434-2221 / 416-544-5966 bgallagher@usw.ca

No comments:

Post a Comment