Thursday 4 February 2010

Vale vai retomar operações no Canadá


Fonte: Valor Econômico - 04/02/2010
by Cameron Francês e John Bowker, Reuters, de Ontário e Moscou

A Vale irá reiniciar a operação de uma mina de níquel e impulsionar a produção em outra, na sua operação de Sudbury, Ontário, no Canadá, apesar de uma greve que já dura quase sete meses, disse um porta-voz da empresa ontem.

A mineradora brasileira vai voltar a operar na mina de níquel de Creighton e levá-la até a produção plena. Também disse que irá aumentar a produção na sua mina Coleman - que tem funcionado parcialmente desde outubro - para ritmo total.

O minério beneficiado nas operações será usado para alimentar a fundição Copper Cliff, em Sudbury, que recentemente começou a operar com 50% da capacidade, usando minério estocado.

"Nós estamos olhando apenas a longo prazo que uma fonte de alimentação será necessária", disse Core McPhee, porta-voz da subsidiária canadense de níquel e cobre da Vale, adquirida em 2006.

A Vale vai operar as minas usando trabalhadores fornecidos por uma empresa terceirizada. Mais de 3,1 mil trabalhadores das operações da Vale em Sudbury e em Port Colborne, Ontário, entraram em greve em julho. Ela reiniciou parcialmente as operações no ano passado, aumentando as tensões entre a empresa e o sindicato que representa os trabalhadores.

O crescimento econômico na China e na Índia deve dobrar a demanda global por alumínio, minério de ferro e cobre nos próximos 15 anos, exigindo uma grande reação das mineradoras, disse uma autoridade da Rio Tinto.

A demanda no curto prazo foi mais difícil de medir, afirmou o diretor-financeiro da Rio Tinto, Guy Elliott, por conta das preocupações com os pacotes de estímulos do governo e da atividade especulativa ligada à queda das taxas de juros. "No longo prazo, eu sinto que a intensidade do uso de algumas matérias na Índia e China vai elevar ao dobro a demanda global por alumínio, minério de ferro e cobre nos próximos 15 anos", disse Elliott durante fórum de investimento Troika Dialog.

"A demanda será forte a longo prazo, e isso vai requerer uma grande reação de oferta. É possível prever que essa combinação de demanda e oferta vai elevar os preços", acrescentou.

A Rio Tinto é a segunda maior mineradora de ferro do mundo e deve aumentar a produção em 6% em 2010, encorajada por preços à vista muito maiores à medida que a indústria de aço da China - a maior do mundo - está devorando mais matéria-prima.

No entanto, a Rio Tinto está operando parte de suas operações de fundição de alumínio em baixa capacidade. Embora os preços para o alumínio tenham se recuperado do agravamento da crise financeira global, os estoques mundiais ainda estão acima de 4,6 milhões de toneladas.

Elliott disse que a política monetária dos Estados Unidos está criando "algumas preocupações" sobre a falta de crescimento da China na demanda por metais industriais. "Portanto, trata-se de uma figura mista a curto prazo", disse ele na conferência, "mas a longo prazo, o cenário é de forte aumento da urbanização da China e da Índia."

No comments:

Post a Comment