Wednesday, 26 August 2009

Agnelli: Vale não negocia com China e vende a preços provisórios

SÃO PAULO (Reuters)
Fonte: Abril.com
A Vale não está em negociações com as siderúrgicas da China sobre o preço referencial de 2009 do minério de ferro e provavelmente manterá embarques da commodity a valores provisórios, afirmou nesta terça-feira o presidente da mineradora Roger Agnelli.

Em abril deste ano, em meio à crise financeira internacional, a Vale concordou em conceder um desconto provisório sobre o preço acertado em 2008, até os novos valores serem fechados.

Mas as negociações anuais entre a maior produtora de minério de ferro do mundo e as siderúrgicas da China sucumbiram depois de os chineses se recusarem a aceitar uma redução contratual de 33 por cento oferecida pela Rio Tinto e aceita pelas produtoras de aço da Coreia do Sul e Japão.

A Vale, que não liderou as negociações este ano, conseguiu que companhias coreanas e japonesas aceitassem um desconto menor em relação ao acordo fechado pela Rio Tinto, em torno de 28 por cento.

"Se você tem contratos, estão sendo honrados, você vende, você recebe, precisa negociar o quê?", afirmou Agnelli a jornalistas, no intervalo de um evento em São Paulo.

A Vale também está vendendo para a China no mercado "spot".

"Está indo tudo bem... não estamos negociando nada", acrescentou ele.

O presidente da Vale afirmou que o acordo foi "evidentemente justo", uma vez que o mercado "spot" está muito mais alto do que os preços contratados, e a companhia está honrando os contratos provisórios.

O executivo disse que as siderúrgicas estão reconstruindo estoques depois de um forte declínio no volume armazenado.

"Algumas empresas estão retomando a produção, vários autofornos estão sendo ativados, e eles precisam de estoques mínimos", comentou Agnelli, acrescentando que a companhia está operando atualmente próxima da capacidade total, devido à elevada demanda.

(Reportagem de Inaê Riveras)

No comments:

Post a Comment