Wednesday 7 July 2010

Vale condenada no Canadá por contaminaçao

Depois de mais de dez anos de batalha em uma açao coletiva judicial (que teria sido a maior class action ambiental da história do Canadá), os mais de 6.500 habitantes vitimas de contaminaçao acabam de ganhar açao contra a Vale, na qual ela foi condenada pela Corte Superior de Justiça da Provincia de Ontario a pagar indenizaçoes que perfazem um total de 32 milhoes de dolares canadenses (o valor da indenizaçao que cada morador receberá vai depender de seu nivel de proximidade em relaçao a refinaria, variando entre 23.000, 9.000, 2.500 dolares canadenses).

O caso foi incluído no dossiê dos impactos e violaçoes da Vale pelo mundo e comentado durante o I Encontro dos Atingidos pela Vale, e se refere a uma localidade chamada Port Colborne, onde a entao mineradora INCO manteve uma refinaria por algumas décadas. Ao comprar a INCO, a Vale foi obrigada a assumir esse passivo.

Maiores informaçoes sobre a recente sentença (em inglês) podem ser obtidas aqui.

Nesta quarta (07/7) e quinta (08/7) os olhos, ouvidos e coraçoes seguem voltados para o Canadá, onde os mais de 3.500 trabalhadores em greve vao votar sobre a minuta do acordo estabelecida entre Vale e USW, após longa greve que no próximo dia 13 de julho completará 1 ano.

No comments:

Post a Comment