Sunday 15 January 2012

Domingo 15, Moçambique: Tensão prossegue entre familias assentadas, que requisitam a presença da VALE


Por Jeremias Vunjanhe, de Cateme, Moçambique

Quatro dias depois das manifestações (realizadas em 10 de janeiro) de mais de 700 familias reassentadass pela Vale na região de Cateme, Distrito de Moatize, Provincia de Sofala, o Governador Alberto Vaquina efectua durante o dia de hoje (domingo dia 15 de janeiro de 2012) uma visita de emergencia àquele bairro, situado a mais de 65 km da cidade de Tete e a 45 Km da Vila de Moatize.

"Nós queremos a presença da Vale. Foi a Vale que nos fez muitas promessas que agora não quer cumprir. Foi a Vale que nos reassentou. É a Vale que explora o nosso carvão" disse um dos reassentados contactado no final do dia de ontem. A fonte acrescenta ainda que o prolongado silêncio da Vale e o atraso do Governo em reagir às exigências dos reassentados demonstra as perigosas relações estabelecidas e a cumplicidade entre figuras importantes do Governo e da Vale. Sabe-se ainda que o silêncio da Vale diante das manifestações dos reassentados foi imposto pelo Governo de Moçambique, que assumiu lidar com os revoltosos.

A equipa da Justiça Ambiental em visita à zona  de reassentamento de Cateme, Moatize, percorreu todos os quatro bairros: Bagamoyo, Mithete, Malabue e Chipanga. Na ocasião constatamos que Cateme vive ainda um momento de medo e terror diante da actuação e comportamento da Polícia da República de Moçambique e a sua unidade de Intervenção Rápida-FIR. Pelo menos 14 pessoas majoritariamente jovens foram detidas. Pelo menos dois dos detidos apresentam sinais de tortura e maus tratos a que foram submetidos nas péssimas  celas da Esquadra da CARBOMOC.

A polícia secreta de Moçambique continua presente no local. Há ainda informações de casos de intimidação e de perseguição a alguns jovens e pessoas violentadas pela FIR nas suas próprias casas quando estes exigem que a FIR e a PRM assumam as suas responsabilidades e prestem assistência aos feridos.

Jeremias a partir de Cateme

--
Jeremias Vunjanhe
Jornalista e Coordenador da Área de Media da Justiça Ambiental
Jornalista e Coordenador da ADECRU
(Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais-ADECRU)
Cel:(+258) 823911238
E-mail:jfvunjanhe@gmail.com
          jfvunjanhe@yahoo.com.br

No comments:

Post a Comment