Monday, 18 May 2009

Vale obtém Licença Prévia do Píer IV


Construção do píer vai gerar mais de dois mil empregos e R$ 124 milhões em arrecadação .

A Vale obteve a Licença Prévia (LP) para a implantação do Píer IV, que faz parte do projeto de ampliação da capacidade de embarque do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis (MA), em 100 milhões de toneladas anuais, a partir de 2014. A previsão de início das obras é o segundo semestre de 2009, após recebimento da Licença de Instalação (LI). O investimento da empresa na ampliação da capacidade do Terminal será de R$ 2 bilhões, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região e do país.

A LP foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e, nos próximos dias, a Vale irá submeter ao Estado os documentos necessários para a obtenção da LI. As obras só podem ter início após a concessão dessa licença.

A construção do Píer IV irá gerar cerca de 2,5 mil empregos no pico das obras. A mão-de-obra necessária para sua implantação será de responsabilidade da empresa contratada para a realização dos serviços, que utilizará preferencialmente trabalhadores da região. O prazo final para o término das obras é em 2014, no entanto, no segundo semestre de 2012 um berço do Píer IV já entrará em operação.

Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com uma ponte de acesso de 1.620 metros, terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.

O projeto de construção do Píer IV comprova que o Maranhão é um estado nacionalmente reconhecido por sua localização geográfica privilegiada e vocação natural para a implantação de novas unidades portuárias. A estimativa de arrecadação de impostos para o Estado é de R$ 124 milhões.

Ponta da Madeira - O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é o segundo maior em movimentação no país. Considerado um dos maiores portos do mundo, possui capacidade de embarque de 130 milhões de toneladas por ano de minérios, ferro gusa e soja.

Nele há três píeres com profundidades de 23m (píer I - o que o coloca entre os portos de maior profundidade do mundo), 18m (píer II) e 21m (píer III) e seis silos de estocagem de grãos com capacidade estática de 165 mil toneladas e recebe navios graneleiros de até 420 mil TPB, como o Berge Stahl, o maior graneleiro do mundo atualmente. Este navio só atraca e carrega com capacidade plena em São Luís, no Maranhão e em Roterdã, na Holanda.

Dados do Píer IV: . Previsão de inicio das obras: segundo semestre de 2009, após recebimento da licença de instalação | . Incremento na capacidade de embarque: 100 milhões de tonelada/ano | . Profundidade mínima: 25 metros | . Ponte de acesso: 1.620 metros | . Capacidade para carregar dois navios simultaneamente | . Dois conjuntos de carregadores de navios: com capacidade para 16 mil ton/hora, cada | . Capacidade para receber navios de 150 mil até a 400 mil toneladas para porte bruto | . Contratação de mão-de-obra durante implantação:2.556 trabalhadores no pico das obras | . Prioridade de contratação de trabalhadores locais | . Capacitação dos trabalhadores.

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