Saturday 27 February 2010

Anunciados investimentos milionários canadenses em busca de ouro no Maranhao

DNPM garante apoio às mineradoras que estão se instalando no MA

Fonte: Fórum Carajás

Empresas citadas: Jaguar Mining Inc. e Luna Gold Corp
Municîpios: Centro Novo do Maranhao (mina "Chega Tudo") e Godofredo Viana (Projeto Aurizona)

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) está intensificando sua atuação com vistas a garantir o apoio técnico necessário aos grandes empreendimentos do setor de mineração que estão se instalando no Maranhão. De acordo com o superintendente do 22º Distrito do DNPM/MA, Jomar Feitosa, uma verdadeira força-tarefa composta por técnicos do órgão está atuando na área de instalação do Projeto Aurizona, no município de Godofredo Viana, fazendo a reavaliação da reserva, fiscalização de relatório final de pesquisa e a Emissão de Posse da Lavra do projeto.

O título de lavra será entregue pelo DNPM aos representantes da empresa Mineradora Aurizona no próximo dia 3 de março, na área do projeto. Além de Jomar Feitosa e técnicos do órgão que atuaram na área, a solenidade contará com a presença do secretário Washington Rio
Branco (Meio Ambiente) e do superintendente do Ibama no Maranhão, Alberto Chaves Paraguassu.

Jomar Feitosa explicou que, nos últimos anos, o setor de mineração no Maranhão deu um salto de crescimento muito grande, proporcionando benefícios econômicos para o estado e a melhoria do IDH de várias regiões. Ele citou como exemplos as duas grandes empresas mineradoras Aurizona e Jaguar, com atuação na extração de ouro, que, juntas, vão gerar no Maranhão quase três mil empregos diretos e indiretos.

A Mineração Aurizona, empresa controlada pelo grupo canadense Luna Gold Corp, já está em fase de testes para a produção da sua primeira mina de ouro no estado, localizada no município de Godofredo Viana, no oeste maranhense. A empresa produzirá 3 mil quilos de ouro por ano. A produção completa na usina de beneficiamento do mineral será iniciada em março. Os investimentos no projeto somam R$ 100 milhões, entre pesquisas e obras.

Já a empresa Jaguar Mining atuará em uma mina de ouro localizada no município de Centro Novo do Maranhão, conhecida como “Chega Tudo”. Com previsão para iniciar as obras da usina de beneficiamento em meados de 2011, o projeto deve gerar cerca de mil empregos na fase de construção, com investimentos de R$ 280 milhões nos próximos cinco anos como parte do Projeto Ouro Gurupi.

Jomar Feitosa explicou que o DNPM está ciente da sua enorme responsabilidade neste processo e que vem desempenhando suas funções dentro da competência atribuída ao órgão, que não é somente fiscalizar, mas também fomentar a atividade mineral no estado.

Além dos técnicos estarem atuando nas atividades de campo das mineradoras, a Superintendência do DNPM no Maranhão tem feito gestões junto ao Ministério das Minas e Energia para que seja construído um “linhão” de abastecimento elétrico de energia para o projeto Aurizona, que está sendo alimentado por geradores.

Novo prédio

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo DNPM no Maranhão se tornará ainda mais eficiente a partir do mês de junho, quando o órgão passará a funcionar em um prédio mais moderno e melhor estruturado, localizado na Rua Rio Branco, onde funcionou a antiga Sudene. O pleito foi feito pelo superintendente Jomar Feitosa ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), no qual foi prontamente atendido.


Por: O Estado do MA
http://imirante.globo.com

1 comment:

  1. Gostei do texto.. estou pesquisando mais sobre isso. Em breve, voltarei xD

    Abraços.


    ___
    www.ganhando-nanet.blogspot.com

    ReplyDelete