Monday 19 April 2010

Dois trabalhadores da Vale morrem e cinco ficam feridos em acidente

SUZANA BECKMAN
da Agência Folha, em São Luís (MA)

Dois trabalhadores morreram e outros cinco ficaram feridos em um acidente ocorrido no terminal de Ponta da Madeira, administrado pela Vale, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Por volta das 7h30 da manhã, durante a troca de turno dos funcionários, uma das correias que sustentava uma esteira do píer três se soltou. A esteira caiu de uma altura de 30 metros. Os trabalhadores Hércules Nogueira e Ronilson Silva foram atingidos e morreram na hora.

Os cinco trabalhadores feridos foram encaminhados aos hospitais UDI e Aliança, ambos em São Luís. Procurados pela reportagem, os dois hospitais disseram que não estão autorizados a fornecer quaisquer informações sobre o assunto.

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias do Maranhão, que abrange também os funcionários da área do Porto do Itaqui, vai pedir a interdição do Terminal de Ponta da Madeira na manhã desta terça-feira. Durante todo o dia de hoje, o píer 3, que embarca minério de ferro e manganês, ficou parado. No final da tarde, o píer 2, que embarca ferro-gusa e soja, também teve suas atividades interrompidas.

A morte não é a primeira registrada no local. Segundo o assessor jurídico do sindicato, o advogado Guilherme Zagallo, em 2007 um trabalhador já havia morrido naquela área. 'Nos últimos dias, vários funcionários se queixaram ao sindicato, dizendo que aquelas estruturas estavam balançando mais do que o normal', contou Zagallo.

Por causa dessa situação, o sindicato já planejava solicitar ao Ministério Público do Trabalho uma inspeção das condições de segurança no terminal de Ponta da Madeira. 'Se for deferido, o cais deve ficar parado até que sejam descobertas as causas do acidente', explicou o advogado.

A Vale não quis comentar as declarações de Zagallo. Em nota oficial, a mineradora disse que lamenta o ocorrido, que prestará assistência às famílias e que as causas do acidente estão sob investigação.

Confira a seguir a íntegra da nota distribuída pela Vale:

"A Vale lamenta informar que hoje, por volta de 7h30, parte da estrutura do sistema de correias transportadoras que abastece o Píer III, no Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), cedeu de uma altura de cerca de 30 metros, atingindo sete empregados (seis da Vale e um terceirizado). Infelizmente, dois empregados faleceram. Outros cinco foram encaminhados aos hospitais da cidade para atendimento médico.

Equipes de brigadistas do Corpo de Bombeiros e engenheiros especializados da Vale realizam as contenções de segurança no local. Todas as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança no porto e apurar as causas do acidente. A Vale lamenta profundamente o ocorrido e informa que não poupará esforços para oferecer toda a assistência necessária às vítimas e a seus familiares."

No comments:

Post a Comment