Friday 16 April 2010

Protestos: Vale enfrenta as dificuldades de ser multinacional

A Vale está enfrentando as dificuldades de se tornar uma multinacional. Hoje, no Rio de Janeiro, há gente de todo o mundo protestando contra ações da empresas em vários países. O encontro é organizado por ONGs, sindicatos e movimentos sociais. Do Canadá, vieram representantes do sindicato dos trabalhadores do setor de siderurgia e mineração (USW, na sigla em inglês). Eles dizem que há falta de diálogo e vontade de negociar da Vale Inco, a subsidiária da brasileira, durante uma greve que já dura mais de nove meses. Também há gente do Chile, da Argentina, do Peru, de Moçambique, e de vários estados do Brasil.

"A exploração de minério e outras atividades da cadeia de siderurgia tem causado sérios impactos sobre o meio ambiente e a vida das pessoas. A Vale tem usado a crise econômica mundial para pressionar os trabalhadores em todo o mundo, reduzir salários, aumentar a jornada de trabalho, demitir e rebaixar direitos conquistados com anos de luta", diz a nota assinada pelos participantes.

De acordo com a ONG Justiça Global, o objetivo do "Encontro Mundial dos afetados pela Vale" é trocar experiências e formar uma aliança para que sejam feitos movimentos políticos em conjunto. Na quinta-feira, está programado um ato público na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que terminará com uma caminhada até a sede da empresa.

O blog procurou a Vale, mas a empresa disse que não vai se pronunciar.

Do blog de Miriam Leitão

No comments:

Post a Comment