Um novo corredor de exportação
Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Daniel Curio)
Em 17/4/2009
A Vale inaugurou ontem o Terminal Intermodal de Pirapora (TIP), no noroeste de Minas Gerais. O projeto é uma parceria da mineradora com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma de suas controladas, e o governo do estado de Minas Gerais. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões, aportados até 2013. Até esta fase do projeto, já foram disponibilizados R$ 60 milhões, dos quais R$ 50 milhões na recuperação da ferrovia e mais R$ 10 milhões no terminal.
O objetivo do projeto do Terminal Intermodal de Pirapora é a criação de um corredor de exportação. A produção de grãos do noroeste de Minas Gerais, além de estados próximos, poderá ser levada por via rodoviária até a cidade de Pirapora. De lá, a carga seria transportada pela FCA e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) - também da Vale - até o porto de Tubarão, no Espírito Santo. A Vale estima que, com o projeto, serão gerados cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva.
"A cada etapa de novos investimentos, lembramos do que ficou para trás. Para chegar ao ponto em que estamos, a Vale assumiu o controle da FCA em 2003 e fizemos um investimento monumental na empresa. Nós tínhamos restrições em tudo. O último trem passou aqui há 28 anos. Somente na FCA, nós investimos mais de R$ 4 bilhões, mas ainda falta muito para colocá-la em nível de operação semelhante ao de grandes ferrovias", disse o diretor presidente da Vale, Roger Agnelli.
O executivo acrescentou ainda que, nos últimos anos, a Vale aplicou mais recursos na ampliação de sua capacidade logística. "A Vale também investiu mais de US$ 5 bilhões nos últimos seis anos para melhorar sua infraestrutura. São mais de 1 mil quilômetros de ferrovias. Além disso, dobramos a capacidade de todos os portos da Vale", comentou Agnelli.
O terminal deve movimentar cerca de 600 mil toneladas, já em 2009. Em cada composição é possível transportar aproximadamente 2,2 mil toneladas. A partir de 2013, a movimentação será de 2,6 milhões de toneladas de grãos anuais.
Desde 20 de março, o TIP já vinha funcionando em fase experimental, com o transporte de soja. De acordo com o presidente da FCA, Marcelo Spinelli, os agricultores da região já conseguiram sentir a diferença.
"Estamos trazendo competitividade ao agricultor da região. A logística já ampliou o ganho em cerca de R$ 4 por saca de soja. Este vai ser um grande estímulo para a região, tanto para os produtores, quanto para os investidores", afirmou Spinelli.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. O projeto foi planejado com foco no desenvolvimento regional. O governo de Minas Gerais investiu na recuperação e abertura de novas estradas, num total de 220 quilômetros. Recursos também estão sendo aplicados para reduzir os custos de transporte e produção no noroeste mineiro.
O empreendimento está fora do perímetro urbano e possui inicialmente dois silos de armazenagem, com capacidade estática de 3 mil toneladas cada, além de equipamentos para descarga de caminhões e embarque de granéis nos vagões. Um estacionamento para carretas com 18,5 mil metros quadrados tem capacidade de atender até 200 caminhões de uma única vez. A unidade também tem balança rodoviária e ferroviária.
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