Saturday 28 February 2009

Terceirizados da Vale protestam contra demissão no ES

26/02/2009 - 21h14

CÍNTIA ACAYABA
da Agência Folha

Cerca de 200 funcionários de empresas terceirizadas da Vale em Vitória (ES) protestaram hoje contra demissões nas empresas contratadas pela mineradora. Eles reivindicam os mesmos benefícios de contratados para terceirizados.

O protesto ocorreu das 6h às 10h e terminou após uma reunião entre manifestantes e representantes da Vale.

Segundo o presidente do Sindimetal (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico no Espírito Santo), Roberto de Souza, desde novembro a Vale está "demitindo indiretamente".

"A Vale não deu os reajustes salariais às empresas contratadas nem fez a repactuação de contratos", disse.

Segundo Souza, cerca de 2.500 funcionários terceirizados, que trabalhavam dentro da Vale, perderam seus empregos desde o final do ano passado.

Os manifestantes pedem a garantia de emprego para os terceirizados e benefícios, como plano de saúde e previdência privada, para os funcionários que venham a ser contratados.

A Vale afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a mineradora só pode garantir o emprego de seus próprios funcionários e que não tem responsabilidade sobre as demissões de empresas terceirizadas.

Segundo a empresa, em 2007, a Vale tinha 7.387 funcionários terceirizados na unidade de Vitória e, em 2008, 8.025, --aumento de 638.

No comments:

Post a Comment