Thursday 27 August 2009

Greve na Vale do Canadá leva Xstrata a fechar unidade

A mineradora Xstrata informou hoje que irá fechar sua fundidora e refinadora de cobre Kidd Creek, no Canadá, a partir de 7 de setembro, por um período de sete a dez semanas. A mina, que faz parte do complexo, continuará aberta.
A decisão está ligada à falta de concentrado, intensificada pela greve na Vale Inco.
A Kidd produz 145 mil toneladas de catodo de cobre por ano, segundo informações de seu site. "Além dos embarques reduzidos provenientes de alguns fornecedores regulares da Kidd, a disponibilidade de concentrado é prejudicada pela greve atual da Vale, Inco em suas operações de Sudbury", disse o diretor geral da Kidd Metallurgical, Thompson Hickey.
A Xstrata informou ainda que alguns empregados serão dispensados temporariamente como o fechamento, mas a quantidade de pessoas afetadas e a duração da licença não estão decididos. Os trabalhadores sindicalizados do complexo mineiro daVale. em Sudbury, Ontário, paralisaram seus trabalhos em 13 de julho.
Os do complexo de Voisey Bay, em Newfoundland-Labrador, fizeram o mesmo duas semanas depois. Sudbury já havia fechado em maio para reparos e manutenção. Depois, houve novo fechamento, entre 1 de junho e 27 de julho, por causa dos baixos preços do níquel.
A unidade deveria reabrir no final de julho, mas a greve atrasou os planos. Ontem a companhia informou que começará a treinar trabalhadores não-sindicalizados em sua operações no Canadá, para reiniciar algumas atividades enquanto os sindicalizados permanecem em greve.
A terceira unidade de níquel da Vale Inco no Canadá, localizada em Thompson, Manitoba, está atualmente em manutenção e deve retomar as operações em setembro. Em 2008, Sudbury produziu 85,3 mil toneladas de níquel e Voisey Bay, 77,5 mil toneladas. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

No comments:

Post a Comment