Wednesday 5 August 2009

Impacto da mineração sobre comunidades é tema de seminário em Congonhas-MG

Fonte: MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens


O Movimento dos Atingidos por Barragens e outros parceiros vão realizar o Encontro dos Atingidos pela Mineração nos dias 13 e 14 de agosto, em Congonhas, no auditório do Sindicato Metabase. O objetivo é ouvir as famílias prejudicadas pela exploração de minério na região, situação agravada agora com a implantação de Siderurgia no Município de Jeceaba pelas empresas francesa, Valorec, e japonesa, Sumitomo, e pela expansão da CSN em Congonhas.
As áreas desapropriadas pelo Governador e repassadas de mão beijada a essas empresas chega a quase 4 mil hectares. O canteiro de obras das empresas francesa e japonesa, que deverá ocupar 8 mil homens, já deixa seus rastros nefastas nas pequenas cidades da região, principalmente Entre Rios Minas e São Brás.
Entre Rios teve seu Plano Diretor totalmente manipulado pelas empresas, desenhando o futuro da cidade segundo seus interesses. São Brás enfrenta diversos problemas. O principal deles é que a água da Copasa buscada na sede do Município para fazer concreto das empresas falta para a população, que paga a conta.
Em Congonhas, o impacto da mineração da CSN sobre a população é lastimável, principalmente nos bairros Casa de Pedra, afetado pela poeira, e Plataforma, pelo barulho e área de risco de barragem de rejeito. Com a sua expansão, a CSN riscará do mapa alguns povoados, entre eles Santa Quitéria.

No comments:

Post a Comment