Saturday 28 March 2009

Documentário: "Quanto Vale a nossa fé?"


(Imagens de Camarela Studios: Rodrigo Valle - clique sobre elas para ampliá-las)


Este blog recomenda o documentário "Quanto Vale a Nossa Fé?", de autoria de Rodrigo Valle, Isabela Lopes Cançado e Gustavo T. Gazzinelli.



Segundo a descrição dos próprios autores, este é um "vídeo que trata da destruição ambiental, e degradação sócio-cultural e humana, que será causada pela empresa Vale, no município de Barão de Cocais, região central de Minas Gerais. A empresa pretende cobrir uma área de 980 hectares; local de peregrinação de fé, com moradores, matas nativas, biodiversidade exuberante, sítios paleontológicos e pinturas rupestres em seu entorno, com os rejeitos de uma mina; a de Brucutu..."



Para assistir ao documentário na íntegra, basta clicar aqui.

E aqui a versão da empresa sobre suas relações com a comunidade e pretensões quanto às operações em Barão de Cocais, intitulada "conversando a gente se entende" inserida no Relatório de Sustentabilidade, 2007.

Abaixo alguns trechos que demonstram a forma como este assunto tem sido tratado:


"... Por se tratar de um local sagrado para a comunidade, a realocação da igreja para outra área não é bem-aceita. Com base num processo de diálogo participativo e entendendo a posição da comunidade, a Vale alterou o projeto reduzindo o número de casas realocadas. No entanto, será preciso utilizar a área da Igreja e do Cemitério".

"O que conseguimos foi postergar a ocupação da área da igreja para 2020. Assim, teremos mais tempo para planejar com a população local outras alternativas viáveis", conta o gerente de planejamento da mina de Brucutu, Joaquim Pedro de Toledo".

Ainda que a comunidade demonstre sua não aceitação com a situação, a VALE deixa claro como vem conduzindo um assunto de extrema importância local, pretendendo impactar o patrimônio histórico, cultural e religioso da comunidade, empurrando o assunto com a barriga.





No comments:

Post a Comment