Segundo a descrição dos próprios autores, este é um "vídeo que trata da destruição ambiental, e degradação sócio-cultural e humana, que será causada pela empresa Vale, no município de Barão de Cocais, região central de Minas Gerais. A empresa pretende cobrir uma área de 980 hectares; local de peregrinação de fé, com moradores, matas nativas, biodiversidade exuberante, sítios paleontológicos e pinturas rupestres em seu entorno, com os rejeitos de uma mina; a de Brucutu..."
Para assistir ao documentário na íntegra, basta clicar aqui.
Abaixo alguns trechos que demonstram a forma como este assunto tem sido tratado:
"... Por se tratar de um local sagrado para a comunidade, a realocação da igreja para outra área não é bem-aceita. Com base num processo de diálogo participativo e entendendo a posição da comunidade, a Vale alterou o projeto reduzindo o número de casas realocadas. No entanto, será preciso utilizar a área da Igreja e do Cemitério".
"O que conseguimos foi postergar a ocupação da área da igreja para 2020. Assim, teremos mais tempo para planejar com a população local outras alternativas viáveis", conta o gerente de planejamento da mina de Brucutu, Joaquim Pedro de Toledo".
No comments:
Post a Comment