Wednesday 5 May 2010

Norsk Hydro compra unidade de alumínio da Vale

Companhia Norueguesa compra 51% da Albras e 57% da Alunorte

(por: France Presse)

O produtor norueguês de alumínio Norsk Hydro confirmou neste domingo a compra dos ativos de alumínio do gigante minerador brasileiro Vale por 4,9 bilhões de dólares.

Efetuada em dinheiro e em compra de ações, esta operação, a maior compra já realizada por uma empresa norueguesa, levará a Vale a tomar em contrapartida 22% da Norsk Hydro, o que a tornará a segunda acionista, atrás apenas do Estado norueguês.

Os principais ativos comprados da Vale são sua parte de 51% na produtora de alumínio Albras, seus 57% na refinaria de alumínio Alunorte, propriedade conjunta com a Norsk Hydro - que controlará agora 91% - e seus 60% na mina de bauxita da Paragominas, uma das três maiores do mundo.

Esta quantidade de bauxita, minério do qual é feito o alumínio, permitirá que a Norsk Hydro disponha de reservas suficientes para manter seu nível atual de produção de alumínio por aproximadamente 100 anos, indicou o grupo em um comunicado.

Para finalizar a operação, que representava mais da metade de sua capitalização na bolsa de valores na hora do fechamento de sexta-feira, a Norsk Hydro procederá a um aumento de capital, e espera obter 1,7 bilhão de dólares com ele.

O processo de compra deve ser finalizado no quarto trimestre deste ano. O acordo dará também a Norsk Hydro o direito de adquirir os 40% restantes da mina de bauxita de Paragominas em duas etapas, em 2013 e 2015, por 400 milhões de dólares adicionais.Na última semana, o grupo norueguês apresentou resultados melhores que o esperado no primeiro trimeste.

No comments:

Post a Comment