Wednesday 5 May 2010

DNPM/MA elabora mapa geológico para fomentar a mineração no Maranhão

Por: "O Estado do Maranhao"

A Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Maranhão, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPMR), está concluindo a formatação do Mapa Geológico, que será um importante instrumento de identificação de todas as atividades de extração mineral no estado, bem como dos principais indicadores econômicos do setor.

Os últimos detalhes para a formação do Mapa Geológico foram acertados em reunião realizada na sede do DNPM, coordenada pelo superintendente do órgão no Maranhão, Jomar Feitosa, com a participação dos técnicos Wagner Siqueira, Antonio Carlos Santos, José Ulisses de Melo e pelo geólogo Xafi da Silva Jorge, funcionário da Superintendência Regional da CPRM, em Belém.

Informações - De acordo com Jomar Feitosa, o trabalho que está sendo executado pelos técnicos dos dois órgãos consiste na coleta de informações acerca da arrecadação econômica do Maranhão com as atividades de mineração, bem como os preços de mercado no setor, o montante de arrecadação da Compensação Financeira (CFEM), uma espécie de imposto cobrado das empresas que atuam no setor mineral. Estão sendo coletados, também, dados sobre a infraestrutura das empresas instaladas no estado e o potencial de cada uma delas.

“Com o levantamento de todos estes dados, o DNPM poderá colaborar na construção de um completo diagnóstico da economia mineral no Maranhão”, esclareceu Jomar Feitosa.

Ele explicou que esta panorâmica da economia mineral do Maranhão será parte integrante de um projeto muito mais abrangente, que retratará a geologia do estado com representação em mapa, na escala de 1:1.000.000. Jomar Feitosa informou que assim que o Mara Geológico for concluído, será disponibilizado pelo DNPM não apenas para os interessados nas atividades minerarias e ambientais, como, também, para toda a sociedade maranhense.

“Com esta ação, nós temos a plena convicção de que o DNPM e a CPRM estarão cumprindo suas missões institucionais, dotando o Maranhão de informações geológicas básicas para a atração de investimentos financeiros no setor mineral, não apenas por parte da iniciativa privada como, também, governamental, fator indispensável ao crescimento econômico e desenvolvimento sustentável do estado”, enfatizou Jomar Feitosa.

No comments:

Post a Comment