Friday 21 May 2010

Trabalhadores da Libéria alertam Presidente a ter extrema cautela de deixar a Vale entrar no país

Qui, 20 Mai, 09h16

TORONTO, 20 de maio /PRNewswire/ -- Trabalhadores liberianos alertam Presidente a ter muita cautela de permitir operações da Vale no pais.

Fonte: Yahoo noticias

O sindicato United Steelworkers (USW) recebeu cópia de uma carta com data de 13 de maio de 2010, enviado por David Sackoh, Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Florestal e de Madeira, e da Indústria da Libéria (FLIWUL) a Sua Excelência Ellen Johnson-Sirleaf, Presidente da Libéria.

O Sr. Sackoh pede ao governo liberiano que considere muito cuidadosamente os planos da Vale de investir e operar na Libéria. Ele chama a atenção da Presidente para "questões graves referentes à Vale", e traz à tona diversos questionamentos "com base em relatos de uma série de entidades de direitos humanos, ambientais e sindicais".

A carta do sindicato liberiano também faz alusão à conduta da Vale no Canadá. O sindicato United Steelworkers certamente reforçaria o alerta do Sr. Sackoh de que a Libéria deve analisar cuidadosamente o tratamento injusto dado pela Vale aos seus trabalhadores canadenses. A instigação por parte da Vale da atual greve no Canadá, e a conduta da Vale durante a greve, têm tido um impacto altamente negativo não só entre nossos membros, como também em suas comunidades.

O Sr. Sackoh pede que o governo da Libéria realize amplas consultas antes de deixar a Vale entrar no país. Nós convidamos e encorajamos a Presidente Johnson-Sirleaf e seus assessores a entrar em contato com o United Steelworkers. Se este contato se der, o USW pretende compartilhar com a Libéria todas as informações de que dispõe, além de sua experiência, na esperança de que o país possa avaliar as consequências da Vale ter operações em seu território.

Certamente, também, esperamos que o governo da Libéria não siga os passos do governo federal do Canadá, que fracassa na tarefa de cuidar dos interesses de seus cidadãos e comunidades.

Embora o Canadá tenha legislação que requer que o governo federal garanta um benefício "líquido" para o país quando da compra de recursos canadenses por parte de uma empresa estrangeira, está claro que o governo do Primeiro Ministro Stephen Harper falhou neste quesito.

Clique AQUI para ver a íntegra da carta:

No comments:

Post a Comment