Sunday 19 April 2009

Vale anuncia paralisação no Canadá; governo quer explicações

Fonte: Folha Online
19/04/2009

O governo canadense exigiu neste domingo explicações da mineradora brasileira Vale sobre a paralisação da produção na mina de Sudbury, em Ontario, operada pela subsidiária Inco. O governo diz que examina todas as opções para garantir que a companhia respeite suas obrigações.

A Vale Inco anunciou na semana passada uma interrupção durante dois meses --entre 1º de junho e 27 de julho-- das operações em Sudbury. O motivo é a queda de mais de 80% no preço do níquel em dois anos.

Antes da parada (durante o mês de maio), as unidades vão passar por manutenção. "Adicionalmente, as plantas de processamento de metais preciosos --um subproduto da mineração de níquel de Sudbury-- em Port Colborne, Ontário, também será paralisada de 1º de junho a 27 de julho", afirmou a empresa em comunicado neste mês.

"Nos próximos dias, vamos examinar todas as opções possíveis e legais para remediar esta situação", disse o ministro da Indústria, Tony Clement. A Vale anunciou no mês passado o corte de 900 postos de trabalho em todo mundo, sendo 400 no Canadá, onde a empresa comprou a mineradora Inco em 2006.

A companhia emprega 4.700 pessoas na unidade de Sudbury.

A mineradora anunciou na semana passada novas medidas para ajustar sua produção de níquel à demanda mundial mais fraca. Entre outras iniciativas está o adiamento do projeto Onça Puma, no Pará.

"Tendo em vista o cenário recessivo global, a Vale utiliza suas opções de gerenciamento da produção e execução de projetos de acordo com sua avaliação sobre as condições de mercado", informou o comunicado.

Segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a mineradora brasileira decidiu "desacelerar a conclusão" do projeto de níquel Onça Puma, programado para iniciar em janeiro de 2010. "Dado que uma licença ambiental se encontra pendente, o início do projeto Onça Puma será adiado em, no mínimo, um ano", informou a Vale.

No comments:

Post a Comment