Tuesday 28 April 2009

Vale confirma corte na produção

A mineradora Vale confirmou nesta terça-feira um corte na produção de minério de ferro da companhia diante da retração do consumo mundial em meio à crise econômica. Segundo relatório divulgado hoje, a queda entre o quatro trimestre de 2008 e o primeiro deste ano ficou em 25,9%, enquanto na comparação entre os primeiros trimestres, o recuo foi de 37,1%.

"Como produtora de matérias-primas destinadas às indústrias de transformação e construção civil, temos enfrentado redução de demanda sem precedentes derivada da substancial contração da produção industrial global", justifica a Vale.

Assim, a produção de minério de ferro pela Vale no primeiro trimestre desta ano atingiu 46,9 milhões de toneladas, ante 63,3 milhões no quatro trimestre de 2008 e 74,5 milhões no primeiro trimestre do ano passado.

"A Vale vem administrando a produção de acordo com sua avaliação da evolução das condições de demanda no curto prazo. Diante da recessão global, a ênfase na flexibilidade operacional é complementada pela prioridade atribuída à minimização de custos", explica a mineradora em seu relatório.

Mais cedo, a informação foi antecipada pelo presidente da empresa na China, Michael Zhu. Segundo ele, a mineradora brasileira vai parar de produzir minério de baixa concentração e vai fechar unidades de produção de alto custo. "Vai haver um corte de 25% na capacidade de produção de minério em 2009", afirmou. Isso apesar da meta da empresa de atingir um nível recorde de vendas para a China.

"Em resposta ao choque negativo na demanda por minérios e metais, paralisamos a operação das minas com custo de produção mais elevado e menor qualidade dentro do nosso universo e administramos a produção das outras unidades com flexibilidade", detalhou a Vale mais tarde.

Sobre a situação no mundo no caso específico do minério de ferro, a Vale explica ainda que tem lidado com os efeitos dos cortes da produção de aço nas Américas e Europa. A produção de aço na Europa caiu 43,8% no primeiro trimestre de 2009 ante o mesmo período do ano passado, na América do Norte, 52,1% e no Brasil, 42,1%. Já na Ásia, apesar da profunda recessão japonesa, a redução foi de apenas 8,9%.

Segundo Zhu, a meta da Vale era vender 30 milhões de toneladas de minério de ferro à China no primeiro trimestre, mas dados da Administração Geral de Alfândega da China mostram que o envio de minério do Brasil para o país ficou em 22 milhões de toneladas no período.

A economia da China cresceu 6,1% no primeiro trimestre de 2009, menor resultado desde 1992. Apesar do ritmo menor de crescimento da China, o país importou 52 milhões de toneladas de minério de ferro, 46% acima do registrado um ano antes. No primeiro trimestre como um todo, a importação chegou a 132 milhões de toneladas.

Fonte: Folha Online

No comments:

Post a Comment