Sunday 19 April 2009

Sandy Pond: um lago natural sob ameaça no Canadá


O mais importante jornal canadense, "The Globe and Mail", publicou no último dia 14 de abril uma nota em que revela que a companhia mineradora Vale já está tomando as medidas necessárias para iniciar em breve uma nova usina de níquel em Long Harbour, Newfoundland, Canadá, apesar da crise econômica global. O jornal afirma que, segundo funcionários da companhia, esta já havia começado, na semana anterior, a preparar o terreno, que fica a cerca de 100 quilômetros a oeste de St. John's. O projeto, que almeja produzir 50.000 toneladas de níquel por ano a partir de 2.013, já é motivo de polêmica e tende a gerar graves consequências ambientais.

De fato, em julho de 2008, outro importante meio de imprensa canadense (CBC News) publicou uma matéria revelando que a companhia planejava desenvolver o projeto em Long Harbour, para processar o níquel de Voisey's Bay, Labrador, sendo que parte do projeto incluiria o despojamento dos dejetos em Sandy Pond, que é um lago natural situado nas proximidades. No caso, o Estudo de Impacto Ambiental inclui medidas que a companhia promete realizar para contenção dos dejetos e minimizacao dos danos. Entretanto, grupos ambientalistas tem-se declarado em oposição a isso, afirmando que a Vale deveria ser obrigada pelo governo provincial a encontrar uma outra maneira de despejar os dejetos, por exemplo construindo um lago artificial específico para tal fim, como historicamente se dá no Canadá e nos Estados Unidos. O problema é que esta medida custaria algo em torno de 490 milhões de dólares, enquanto que usar Sandy Pond significará para a Vale um custo oito vezes menor (62 milhões).

Desde julho de 2008, a organização "Council of Canadians" possibilita através de seu website o envio de uma carta ao Ministro do Meio-Ambiente do Canadá, com um pedido para que a Vale seja proibida a usar Sandy Pond como seu depósito de dejetos. Para ler, subscrever e enviar a carta, basta clicar aqui.

No comments:

Post a Comment